quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como Consultar Extrato INSS

Quando muitos pensam em INSS, imposto de renda, extrato, logo colocam na cabeça que estas questões são bastante burocráticas e difíceis. Mas não é por aí. Por muito tempo foi dessa maneira, mas com a internet, tudo ficou um pouco mais fácil e rápido, como, por exemplo, consultar extrato INSS. É um trabalho simples, porém poucas pessoas sabem. Se incluem neste grupo? Então saiba neste artigo abaixo como consultar de maneira rápida e fácil.


Extrato INSS


O extrato INSS contém informações cruciais para o cidadão. Neste documento, o assegurado consegue ter ideia do valor bruto do seu benefício (sem está incluso o desconto), assim como o valor líquido (renda final de todos os descontos, como desconto no Imposto de Renda e débitos de empréstimos consignados).

Quem também pode visualizar esses extratos são os pensionistas e aposentados do INSS. Eles poderão ver o novo valor de seu benefício com antecedência no extrato do banco que recebem.

O extrato em questão é muito didático, portanto não será difícil entender todo aquele milhares de números exibido no documento.

Como consultar extrato INSS


Muitos órgãos governamentais estão alocando seus serviços na internet. Antes, para fazer simples serviços como consultar extrato INSS era preciso ir até uma agência da Previdência Social. Mas hoje está tudo muito digitalizado. O processo tem apenas três passos. Em menos de 3 minutos você preenche todas as informações pedida, basta apenas que tenha todos os documentos em mãos.

No preenchimento, precisará do número, data de nascimento, nome completo e também CPF do beneficiário.

1 – Acesse o site da Previdência Social pelo endereço https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml. Muitos navegadores indicaram o site como malicioso, no entanto, é um engano. Prossiga com o acesso no site.

2 – Chegando lá, o usuário dará de cara com algumas lacunas a serem preenchidas.

A primeira pede que informe o número do benefício, sem pontos ou barras. O sistema se encarregará de separar corretamente. 

 Como Consultar Extrato INSS
(Foto: Divulgação)  Como Consultar Extrato INSS


O segundo pede a data de nascimento do titular da conta. Neste caso é preciso preencher todos os quatros dígitos do ano e não apenas os dois últimos.

Já no terceiro espaço é pedido o nome do beneficiário e logo em seguida o número do Cadastro de Pessoa Física, mais uma vez, sem pontos, traços ou barras.

Ao final, o cidadão deve digitar os caracteres que estão exibidos na imagem. Em questão, este procedimento ajuda o site identificar se quem está acesso é uma pessoa ou robô. Caso não esteja entendendo os caracteres, é possível gerar outra imagem.

3 - Clique no botão ‘visualizar’ e terá o extrato de pagamento do INSS exibido na tela, caso todas informações estejam corretas.

O site da Previdência Social é administrado pela Dataprev, uma empresa de tecnologia responsável pela organização e processamento das informações da Previdência Social.



Está com alguma dúvida sobre como consultar extrato INSS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário